Vereadores lutam por melhorias do Hospital Regional do Alto Acre e dialogam com os secretários
- Câmara de Epitaciolândia
- 28 de jan. de 2022
- 3 min de leitura
Os vereadores epitaciolandenses debateram com os secretários municipais de saúde dos quatro municípios da regional do alto acre (Xapuri, Brasiléia, Assis Brasil e Epitaciolândia) os desafios e problemas a serem superados pelo hospital regional do Alto Acre
Na manhã desta sexta-feira 28, aconteceu no auditório do Hospital Regional do Alto Acre uma importante reunião com representantes da SESACRE – Secretaria de Estado de Saúde do Acre, secretários municipais de saúde de Epitaciolândia, de Assis Brasil, de Brasiléia e de Xapuri, vereadores e outros, com objetivo de firmar compromissos que amenizem a problemática enfrentada no Hospital Regional do Alto Acre principalmente com a falta de profissionais para suprir as demandas da unidade de saúde regional.

O encontro das autoridades de saúde, é fruto da visita dos vereadores de Epitaciolândia Pantico da Água (SD), José Maria (PSL), e Messias Lopes (PT), no gabinete da secretária adjunta de saúde do estado do Acre Adriana Lobão acontecido na terça-feira 25, onde ali foi pedido pelos vereadores que o governo possa contratar mais técnicos de enfermagens, enfermeiros e médicos, pois o número de profissionais lotados no hospital tem sofrido constantes baixas em decorrência dos mesmos serem acometidos por covi-19 e pela gripe H3N2.
Com mais de 25 funcionários afastados por doença e a gigantesca procura de atendimentos por pessoas com sintomas de gripe e covid-19, o hospital quase chega a um novo colapso.
Paralelo aos problemas já evidenciados, o risco de contaminação de pacientes, acompanhantes e servidores ficou mais latente após a ala de covid ser desativada e quem procurava atendimento para todo tipo de doença era consultado na mesma sala em comum.
O vereador José Maria, que é técnico de enfermagem lotado no Hospital Regional, endossa que a ação dos vereadores de Epitaciolândia foi essencial para que as demandas pudessem ser atendidas. “Foi positiva nossa ida a Rio Branco, nossa agenda com a secretaria adjunta de saúde, tendo em vista que aconteceu esse encontro aqui com os secretários que foi proposto lá em Rio Branco e que saímos daqui com saldo positivo haja vista que, nossos pedidos eram reabrir a ala covid e contratar mais pessoas, alem de reunir com secretários para firmar as parcerias”, comenta ele.

José Maria enfatiza que a ala covid, já está aberta 100%, e na próxima segunda-feira 31, será entregue à população duas salas de unidades sub-intensivas, e outra importante noticia é de que a Sesacre iniciou a seleção de currículos para contratação de mais profissionais, “saímos muito animados e vai dar certo aquela parceria ai, dos municípios darem uma ajuda ao estado, no hospital regional nos finais de semana”, comemorou.
Para Janildo Bezerra, Gerente geral do hospital Regional do Alto Acre, o objetivo de unir forças para o enfrentamento da terceira onda do Covid e síndrome gripal se faz necessário. “Ficou acertado as atribuições de cada um sendo também firmado as parcerias de ajudas mútuas entre estado e municípios da regional”, diz ele.
No encontro estiveram presentes os secretários: Wagner Menezes de Xapuri, Sérgio Mesquita Epitaciolândia, Francélio Barbosa de Brasiléia e Júnia de Araújo de Assis Brasil. Representando os vereadores estavam José Maria, Pantico da Água e Messias Lopes por Epitaciolândia, Leomar Barbosa e Marquinhos Tibúrcio por Brasiléia. Representando a Sesacre estavam Dr. Pedro Pascoal, Enfermeira Marília carvalho, e o Coordenador de saúde na Regional do Alto Acre Enfermeiro Jhonnathan Pablo, Janildo Bezerra Gerente geral do hospital Regional e Erizeuda Silva de Queiroz gerente administrativo.
Comments