Câmara de Epitaciolândia realiza vigésima terceira sessão ordinária de 2022
- kelitondiogo7
- 15 de ago. de 2022
- 6 min de leitura
Atualizado: 17 de ago. de 2022

Acompanhe a seguir o que disseram os vereadores em uso a tribuna no grande expediente:
O Vereador Rubens Rodrigues (PSD) cumprimentou a todos os presentes e iniciou sua fala exaltando o verão que atinge nossa cidade e que deveria ser aproveitado para que as ruas fossem arrumadas. Porém hoje as pessoas também reclamam sobre a coleta de lixo, sobre a limpeza pública. Diz que compreende as dificuldades, mas acredita que as caçambas do PAC poderiam estar atendendo na zona urbana pelo menos no final de semana, é claro a partir de uma autorização da câmara. Falou também que é a favor que as pessoas sejam transportadas para o hospital do amor, porém que não haja discriminação de pessoas e que mande para a câmara um documento que com certeza serão favoráveis, pois é a população que precisa, e que se os gastos com combustíveis forem para transportar pessoas que precisam cuidar de sua saúde em outro estado, com certeza os vereadores não serão contra. Informou que recebeu denúncias de que na farmácia básica falta paracetamol e que irá averiguar essas denúncias. Parabenizou ao Sebastião que foi reeleito para o sindicato dos trabalhadores rurais e que possa representar a todos. Deseja que a sede se torne um verdadeiro sindicato e deixe de ser um comitê. Que deseja que avancem porque há doze anos esse sindicato não tem sequer uma sede. Se compromete agora a acompanhar e fiscalizar esse trabalho, pois o dinheiro do produtor rural tem que ser respeitado. Finalizou reforçando o pedido para que a secretaria de obras e a prefeitura possam olhar para o ramal da Fontenele, que tomem uma providência urgente, assim como na rua Ana de Souza Lira e as demais ruas que tanto são solicitados os serviços e até o momento nenhuma resposta.
O Vereador Marco Ribeiro (PSDB), cumprimentou a toda casa legislativa e a todos os presentes. Relembrou o dia dos pais e aproveitou para parabenizar a todos os pais de Epitaciolândia, do nosso estado e do Brasil. Relatou sobre a eleição do sindicato, que disse ter sido transparente, onde concorreram três chapas, e o Sebastião foi reeleito. Que o Sebastião receba todas as críticas como incentivo para fazer um melhor trabalho mais do que já vem fazendo. Disse que o sindicato é uma entidade para atender a todos os produtores rurais e que as parcerias acontecem com qualquer prefeito dentro da legalidade e que tudo é em prol do atendimento dos produtores. Parabenizou ao prefeito Sérgio Lopes que destinou um caminhão ao Sindicato para ajudar ao produtor rural. Agradeceu a todos os envolvidos que contribuíram para que essa eleição do sindicato transcorresse de maneira tranquila e que fosse vitoriosa. Em relação ao caminhão do lixo, citou que quando foi secretário de obras recebeu um caminhão pequeno, mais sabe que não é suficiente. Que a prefeitura não dispõe de recursos para adquirir um caminhão de lixo que é bem caro. Mas acredita que o secretário do meio ambiente e o prefeito já estão trabalhando para adquirir caminhões para atender essa demanda. Falou sobre a reunião que aconteceu com o superintendente da caixa econômica federal, que veio assinar um contrato na ordem de 17 milhões de reais para a construção da ponte que liga Epitaciolândia a Brasiléia, e o prefeito assinou também é a segunda etapa, ainda há algumas questões pendentes, mas já estão sendo resolvidas. Depois de toda essa questão documental será iniciado o processo licitatório. Disse que hoje se sente seguro nas mãos do administrador Sérgio Lopes que tem corrido atrás de investimentos para o município. Informou ainda que provavelmente a ponte será iniciada somente ano que vem. Falou que o sindicato receberá um trator de pneu das mãos do prefeito para ajudar ao produtor rural que tem muita preocupação em atender ao homem do campo. Finaliza dizendo que infelizmente acontecem falta de remédios muitas vezes porque as empresas demoram a entregar, muitas vezes o secretário faz os pedidos e os laboratórios demoram na entrega.
O Vereador Nego (PP) cumprimentou a todos os presentes e parabenizou ao Sebastião que foi reeleito para o sindicato dos trabalhadores rurais desejando que possa fazer um bom trabalho. Disse que isso é a dinâmica da política. Comentou que infelizmente alguns não sabem perder. E que infelizmente aconteceram falas infelizes no final da eleição quando saiu o resultado. Disse que acredita nessa nova gestão do sindicato e deseja sucesso. Em relação ao trator de pneus acredita que deva virar uma lei o atendimento desse trator as associações, que será doado pela prefeitura ao sindicato. Falou que a secretaria de obras dará continuidade aos trabalhos da rua Airton Sena, pois infelizmente pela falta de maquinários não foi concluída. Convidou aos vereadores a visitarem a secretaria de obras para verificarem o esforço que tem sido feito por todos que ali trabalham. Que essa visita seja feita em todas as secretarias do município, pois assim os vereadores poderão ver de perto os trabalhos e as dificuldades que são enfrentados nos setores púbicos e poderão inclusive ajudar na solução dos mesmos. Sobre a rua Ana de Souza Lira tem sido muito difícil, pois é uma rua que gera muita preocupação não só no acesso mais também na parte do esgoto. Pois é necessário ser feito um trabalho de qualidade naquela rua. Finaliza dizendo que onde foi construído o muro de contenção na rua Madre Paulina, será também colocado sinalização, pois ali na praça de alimentação é constante a presença de crianças, famílias, e é necessário deixar tudo estruturado visando evitar acidentes que possam vir a ocorrer.
O vereador José Maria (UB), cumprimentou a todos os presentes e a todos que acompanham pelas redes sociais, via facebook. Iniciou sua fala se reportando a falta de medicamentos e diz que infelizmente isso acontece há muito tempo e que irá continuar acontecendo, porque é uma falta muito grande e não há justificativa para isso. Pois a farmácia básica tem que ter acompanhamento de seu estoque, e olha que ali há uma grande burocracia. O que parece é que falta planejamento, pois desse o início da gestão faltam medicamentos. Essa é uma problemática que deve ser discutida e resolvida para que a população não pague por isso. Em relação aos ramais, disse que recebeu denúncias de moradores do ramal da Torre, pois tem vários trechos intrafegáveis. Que um internauta perguntou se é isso que o prefeito tem a oferecer aos moradores, pois nas primeiras chuvas não estão conseguindo sair nem de carroça de boi. Informou que estiveram na quinta-feira na Coordenação do Deracre e pediram socorro, ao representante do setor, que os atendeu e foram até o ramal do Sr. Jacimiel, que une o Nari a Estrada Velha, que estarão recebendo atendimento através do Deracre. Falou sobre a situação da creche Cosma de Azevedo Marques, que ficou de ser reformada e até hoje as obras estão paradas, porém o dinheiro do aluguel pago no prédio onde a escola está funcionando é todo mês cobrado. Solicita então que o prefeito envie o nome da firma responsável pela obra para que os vereadores possam fazer o trabalho de fiscalização e receber as respostas para todas as questões. Cobrou também sobre a obra da rua no bairro Beira Rio que continua apartada até os dias atuais e até o momento nada foi feito. Infelizmente o que temos é muita mídia da parte da prefeitura e nada de trabalho. Finaliza perguntando quando o executivo vai finalmente arregaçar as mangas e trabalhar e que está na hora de sair da bolha pois a cidade pede socorro. Que é um torcedor forte pela construção da ponte, mas que ordem de serviço não é a certeza de construção garantida. Que aguarda para ver essa obra.
O Vereador Presidente Diojino Guimarães (MDB), cumprimentou a todos os presentes e a todos os funcionários da câmara. Iniciou sua fala fazendo um relato sobre o projeto dos 12 milhões, dinheiro que foi solicitado para a Câmara para que fosse dado continuidade aos serviços de infraestrutura do município. Porém já fazem mais de 45 dias que esse projeto foi aprovado e autorizado e no município nada foi feito. Que a rua Airton Sena no bairro Beira Rio já deveria ter sido concluída, pois dinheiro autorizado foi. Disse que está atento aos itinerantes, que não é contra os mesmos, mais que é a única atividade que a prefeitura vem desenvolvendo. Que as ruas do bairro da Satel parece a Ucrânia, com buracos em todos os lugares. Que o prefeito não se coloca no lugar dos moradores e nem das pessoas que possuem veículos, pois não existe suspensão de carro que aguente. Infelizmente nem na zona rural temos trabalhos de qualidade, pois os ramais estão pedindo socorro. Então convoca os epitaciolandenses a fazerem barulho, reclamem, não fiquem calados com tanto descaso, pois político tem medo de barulho, de denúncias. Sobre a possível obra dessa ponte, lamenta que só ver manobras políticas, pois ordem de serviço, já tivemos das ruas desde que o ex-prefeito Tião Flores saiu e até o momento nada de ruas. Então não adianta querer enganar o povo falando sobre ordem de serviço da ponte, pois ordem de serviço por ordem de serviço, as ruas de Epitaciolândia já estariam todas prontas. Finaliza dizendo que política não se faz mentindo nem enganando as pessoas, pois todos nós sonhamos com essa ponte, mais em todo período de eleições é a mesma coisa, só promessas. Solicita que seja feita uma limpeza no Nari Bela Flor que está completamente abandonada é lamentável e que seja levada uma daquela lixeiras de mil e poucos reais para aquela comunidade.
Comments