top of page

Você está em: Início > Notícias & Blog > Post > 

Câmara de Epitaciolândia realiza Décima Oitava sessão ordinária de 2022

  • kelitondiogo7
  • 13 de jun. de 2022
  • 5 min de leitura

Atualizado: 20 de jun. de 2022



A vereadora Preta (PP) iniciou sua fala cumprimentando a todos os presentes, agradeceu a Deus e justificou sua ausência na sessão passada. Falou sobre a situação do IML no município, citou o acidente que aconteceu na sexta-feira, que envolveu uma senhora boliviana e um ônibus escolar, e que a família ficou aguardando por dois dias para que pudessem ter a liberação do corpo.


Lamentou o acidente ocorrido com os dois jovens neste final de semana, onde aconteceu a mesma coisa, pela falta de peritos a família ter que esperar por tanto tempo para que possa realizar o velório. Dessa forma pede que as autoridades constituídas, os prefeitos do Alto Acre, deputados e todos os vereadores possam se esforçar para resolver essa situação para que a regional tenha um perito e acabar assim com essa falta de respeito para com a população. Informou ainda que na sexta-feira esteve acompanhando os trabalhos referentes a troca de iluminação pública, que iniciou-se no Bairro da Satel e que os demais bairros serão contemplados. Finalizou sua participação, apresentando um pedido ao Secretário de Obras sobre a construção de uma nova passarela ali no Bairro Vila Vitória e solicita que enquanto ela não saia que seja realizada pelo menos uma limpeza, uma vez que ali é muito utilizado pelas pessoas.


O vereador José Maria (UB), cumprimentou aos presentes e as pessoas que assistem pelo facebook. Iniciou sua participação falando sobre a segurança das fronteiras, disse que se sente indignado com a falta de segurança que ocorre nas nossas fronteiras onde não há fiscalização, o que torna mais fácil os crimes, furtos, roubos, em especial de motos. Somos um país fronteiriço onde na nossa região fazemos fronteira com a Bolívia e o Peru, e infelizmente não há nenhum tipo de fiscalização. Lembrou que a Casa Legislativa já fez de tudo para que as forças de segurança possam estar presentes na fronteira e que nada foi feito, só medidas de poucos dias. Falou sobre o concurso simplificado, onde foram feitas mudanças pela Câmara e segundo o vereador até o número de vagas caíram. Disse que o chamamento começou mas que não tem sido no geral, e que ele nunca viu isso em nenhum concurso, pois o edital de chamamento não está sendo no geral. Que a casa fique atenta, pois essa situação está muito estranha. Espera só acontece em quadro de reserva. Quando se estabelece vagas são chamadas na totalidade. Se há por exemplo três vagas de porteiro todos tem que ser chamados, e caso não supra a necessidade aí se verifica o quadro de reservas. Finalizou sua fala, reforçando sobre a falta de respeito com os familiares, em relação a demora de liberação de corpo, porque não temos um perito em nossa regional. Que isso é um absurdo e que já éramos para ter uma resposta de nossas autoridades pois há tempos vemos essa situação, é necessário que se tenha uma unidade do IML em nosso município, para atender a nossa regional.


O Vereador Marco Ribeiro (PSDB), cumprimentou aos presentes e disse que queria somar as falas dos vereadores que o antecederam em relação ao IML, e que seja encaminhado com urgência ao governo do estado para que se tenha uma base do IML em nosso município, que no período em que tivemos o atendimento era bem rápido. Falou que em relação a segurança nas fronteiras, nunca tivemos realmente esse serviço atendido, pois se ocorrer um roubo de qualquer veículo logo é levado para a Bolívia e nunca mais esse proprietário tem notícias desse veículo, e infelizmente não vemos nossas bancadas federais avançarem em Brasília em relação a essa questão. Que os deputados deveriam fazer uma lei que pudesse ser pelos menos devolvido os impostos para quem tem seu veículo roubado. Lembrou que já foram feitas várias audiências públicas, são feitas algumas medidas porém por pouco tempo, a constância da segurança não permanece. Falou sobre a saúde, que o prefeito e o secretário foram procurados por ele, para ver as questões que foram denunciadas na sessão passada, e que as providências estão sendo tomadas. Informou que a Secretaria de Esportes está desenvolvendo várias atividades e que ocorreu neste final de semana, a final do campeonato no km 20, parabenizou o secretário Joãozinho e disse que a Secretaria tem feito seu papel e com certeza continuará fazendo. Lamentou que nos dias de hoje já não tenhamos tantos festejos como antigamente, em especial nas festas tradicionais, que hoje as pessoas estão muito voltadas somente para a internet, que quase já não há socialização, e que o esporte incentiva em especial aos jovens para estar se socializando. Em relação a iluminação pública, disse que era uma cobrança antiga e que agora ela está se concretizando, que isso também reflete na segurança da população.


O Vereador Presidente Diojino Guimarães (MDB), cumprimentou a todos os presentes e informou que há uns 15 dias atrás acompanhou pelas redes sociais, a retirada das máquinas no município, que inclusive foi até dedicado aos vereadores, então ele foi até ao DERACRE, até a Casa Civil e depois foi encaminhado até o Sr. José Araújo e viu que as máquinas, infelizmente estavam deterioradas pelo mau uso. Disse que as máquinas estão em Brasiléia, no espaço do DERACRE, estão aguardando a liberação pelo ICMBIO para fazerem 28 km de ramais, e que o Sr. José responsável, informou que havia mau uso nas máquinas e então foram retiradas tanto para manutenção quanto para serem utilizadas de forma correta e não atender a interesses de particulares. Parabenizou ao governo do estado por estar fazendo um trabalho com transparência, ao DERACRE, que o recebeu muito bem, ao Sr. José Araújo pelo atendimento. Disse que serão feitos mais ramais em Epitaciolândia pelo governo do estado, que o governo tem ajudado muito Epitaciolândia assim como os 22 municípios do estado. Apresentou um pedido de providências ao Executivo, para que através da Secretaria de Educação seja construída a escola Maria Esther de Oliveira na Comunidade São Sebastião, pois a escola se encontra em situações precárias, atende a aproximadamente 20 alunos, em péssimas condições. Falou que tem recebido apoio da população, que tem agradecido e elogiado a ele e os vereadores que tem lutado pela população. Falou sobre o pedido de remanejamento, que tem inclusive data de 2021, ou seja errado pois estamos em 2022, que tem inúmeros erros, e por isso não pode ser votado. Finaliza pedindo ao prefeito e sua equipe que revejam o projeto e ajeitem o que está errado para depois não dizer que os vereadores estão querendo atrapalhar os trabalhos.


O Vereador Messias Lopes (PT) iniciou sua fala cumprimentando a todos os presentes e falou sobre a educação municipal, disse que recebeu denúncias de pais de alunos, sobre a escola Presidente Castelo Branco, que a escola não teria aula nesta segunda por conta da chuva que inundou as salas, por causa da precária situação em que se encontra essa escola, que tudo ficou molhado inundado e que é inadmissível que isto esteja ocorrendo, pois passamos dois anos sem ter aulas e a gestão municipal não se preparar pelo menos com uma reforma básica para receber os alunos após tanto tempo. Em relação aos ramais, falou que é vergonhoso o serviço que foi feito, onde os ramais que foram restaurados como por exemplo o do km 20 não tem condições, o ramal onde tem a maior produção do Alto Acre. Não há piçarras, jogaram um barro vermelho e nas primeiras chuvas a situação é de intrafegabilidade. Nunca esse ramal havia ficado nessa situação pela falta de um trabalho de qualidade e olha que estamos no verão, imagina no inverno. O que é lamentável pois só demonstra a falta de respeito com a população.



Comments


Poder Legislativo.png

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO (SIC) E OUVIDORIA

Câmara Municipal de Epitaciolândia

CNPJ 84.306.562/0001-58


📱 + 55 68 99959-3152 (Edileuza - Servidora Legislativa)

🏢 Avenida Santos Dumont, 1230, Centro, Epitaciolândia, AC, 69934-000

📅 Segunda a Sexta-Feira, 7:00 às 13:00

📧 epitaciolandia@epitaciolandia.ac.leg.br


Sessões todas as segundas-feiras às 19 horas.

População, compareça e participe! Queremos ouvir sua voz!

Ferramenta de Transparência construída com amor pela Decorp.

© 2009-2024. Todos os direitos reservados.

Logo Decorp v1.png
bottom of page