top of page

Você está em: Início > Notícias & Blog > Post > 

Câmara de Epitaciolândia realiza Décima Sexta sessão ordinária de 2022

  • kelitondiogo7
  • 1 de jun. de 2022
  • 7 min de leitura

Atualizado: 20 de jun. de 2022



O Vereador Rubens Rodrigues (PSD) iniciou agradecendo a Deus e cumprimentando aos presentes. Parabenizou o vereador Messias por lembrar do seletivo que gerou muita polêmica, pois era por escolha de currículos e foi votado e modificado pelos vereadores para ser por provas. Disse que precisam saber o quanto foi arrecadado com a realização deste concurso através das inscrições e em que foi aplicado. Falou ainda que não tem nada contra dobras, mas não concorda que estejam dando dobras se foi feito concurso e as pessoas pagaram inscrições, foram aprovadas e criaram com isso expectativas de serem contratadas, que essas pessoas procurem seus direitos junto ao Ministério Público. Disse que esteve na sede do ICMBIO, juntamente com o vereador Pantico, para ver a questão da legalização das pessoas que tanto aguardam, pois o último ano em que foi feito foi em 2010. Que conversaram com o presidente da instituição que deu orientações para que os moradores procurem seus direitos na justiça. Parabeniza a Câmara pelo apoio que tem dado a essas pessoas da reserva. Apresentou uma reclamação quanto a praça do bairro José Hassem que há muito tempo foi abandonada, que infelizmente só foi feita uma maquiagem pois a reforma foi só uma pintura. Falou sobre o ramal da Fontenele, que possui piçarra e que a comunidade ajuda sempre que é chamada, e que infelizmente os alunos estão tendo que descer do ônibus para poderem passar em alguns trechos. A mesma situação se encontram os bairros abandonados com ruas em péssimas condições o que só demonstra o abandono em que se encontra a nossa cidade. Finaliza lamentando a situação dos moradores do ramal do Porvir que estão em situação lamentável pela falta de atendimento, vivendo no abandono pela atual gestão.


O vereador José Maria (UB), cumprimentou aos presentes e as pessoas que assistem pelo facebook. Disse que sua fala iria novamente se reportar para a ladainha de sempre, as ruas da cidade, que estão no abandono e que ele está refazendo todos os pedidos de providência que já fez anteriormente. Cita como exemplo, a rua Ana de Souza Lira que é muito pequena, e que ali é um problema que vem se arrastando gestão após gestão. Lamenta o descaso da gestão com os pedidos dos vereadores. Falou que não tem como sua fala não ser de cobrança, pois tanto a zona rural quanto a zona urbana estão pedindo socorro, pedindo um carinho da gestão municipal. Cobrou mais uma vez o cronograma da Secretaria de Obras, pois as pessoas cobram e querem saber quando seu ramal ou sua rua será arrumado e infelizmente a Câmara até o momento não recebeu, que espera na ocasião da vinda do Secretário de Obras na próxima sessão eles possam receber esse cronograma. Mais uma vez destacou que os vereadores não são culpados pela falta de atendimento aos ramais, cita o ramal da Fontenele onde numa reunião da Associação teria sido atribuído aos vereadores a culpa pela falta desse atendimento pela não aprovação do projeto de suplementação pedido pelo poder executivo, que será votado tão logo seja esclarecido onde será investido o dinheiro. Enfatizou mais uma vez que recursos da educação e da saúde quem gerencia é o prefeito e os secretários, que esses recursos não dependem da câmara. Enfatizou a demora na convocação dos aprovados do concurso, que não há justificativa para essa demora. Finaliza falando sobre a visita que receberam dos Conselheiros Tutelares, com a reclamação da falta de pagamento de seus salários com aumento, que foi aprovado pela Câmara, que espera que o prefeito possa resolver essa situação.


O Vereador Marco Ribeiro (PSDB), cumprimentou aos presentes, e de maneira especial ao vereador Nego, que mesmo cirurgiado está presente na sessão desenvolvendo seu trabalho. Agradeceu e parabenizou a emenda da deputada federal Mara Rocha para pavimentação asfáltica do polo de Epitaciolândia, onde também estarão sendo pavimentadas algumas ruas de nosso município. Disse que administração municipal não tem condições de pavimentar todas as ruas, por isso o prefeito está lutando junto aos parlamentares para que as emendas possam chegar. Segundo o vereador não se arrecada um milhão de IPTU ao ano, por isso os prefeitos precisam estar em Brasília atrás de recursos. Falou que sabe que não está bom mais que Epitaciolândia é um dos melhores municípios do estado e que acredita que o prefeito lutará para que Epitaciolândia melhore a cada dia. Sobre o concurso, enfatizou que o prefeito quis fazer o seletivo, porque é muito mais rápido, mais que acredita que chegando nas mãos do prefeito será sanado. Em relação ao orçamento disse que acredita que 1% atrapalha sim os trabalhos da prefeitura, mas se os vereadores aprovaram tem que ser assim. Disse que a Câmara tem responsabilidade com o povo, que ele tem compromisso com a população, porque quando os serviços não acontecem quem sofre é a população. Informou que a praça foi reformada novamente, porque estava em péssimas condições, que não quer saber se a gestão passada já havia reformado ou não. Finaliza dizendo que somos responsáveis pelo município e que os eleitores que reclamam tem razão, pois tem o direito de ser atendidos.


O Vereador José Antônio – Nego (PP), cumprimentou aos presentes e as pessoas que acompanham pelas redes sociais. Falou que foi citado em sua ausência, que uma caçamba do DERACRE estaria nas terras de propriedade de seu pai colhendo milho. Que seu nome deveria ter sido respeitado pois estava cirurgiado com 48 pontos, que infelizmente isso não ocorreu. Falou que estava trazendo esse assunto, pois lembrou de um fato do passado envolvendo o sogro do vereador Rubens, e que ele naquele momento se colocou ao lado do vereador Rubens. Mas isso só mostra as pessoas que estão ao nosso lado. Que requisições de combustível que circulam ali não o amedronta, pois ele dará a resposta, se ele for atingido muitos serão. Que nunca atacou vereador e enquanto foi presidente da Câmara nunca fez isso. Que está cirurgiado com mais de quarenta pontos mais preferiu ir a sessão para não ser prejudicado, mesmo tendo o direito de faltar duas e justificar. Disse que o Sr. José Araújo mandou retirar as máquinas porque o prefeito Sérgio Lopes não está apoiando o governo e isso só mostra o governo que temos aí. Finaliza falando que não ataca ninguém pois isso é para os fracos, que esquecem o que fazem e passam a atacar os outros, que não se envergonha de quando foi Presidente da Câmara, de seu comportamento, pois muitos gostam dele e de sua família. Reafirmou seu apoio ao prefeito Sérgio Lopes mesmo sem ter nenhum benefício financeiro em troca, pois acredita que juntos são mais fortes.


O Vereador Presidente Diojino Guimarães (MDB), cumprimentou a todos os presentes e disse que iria puxar a responsabilidade para si, pois quando os demais vereadores souberam da história da caçamba e não foram, ele foi até o local, tirou fotos, fez a matéria, fez e fará todas as vezes que for necessário, pois o vereador é diretor de campo e isso é errado, pois isso se chama favorecimento. Disse que se existe alguma acusação em cima de seu nome, que fiquem a vontade, pois ele sabe onde está mexendo. Não está preocupado, pois sabe que não há nada que denigra sua imagem. Que recebeu informações que estavam oferecendo dois mil reais para ver se pegavam o vereador fazendo algo errado com requisições de combustível, mais ele se diz tranquilo pois tem zelo com a coisa pública e sabe bem com quem está mexendo e o que ele está fazendo. Que se ele estiver fazendo alguma coisa errada façam a denúncia. Faz um desafio de que em 14 anos de vida pública achem algo que denigra o seu nome. Que quem dirá se está certo ou errado é o Ministério Público, pois ele assume que foi ele que fez a denúncia e não os demais vereadores. Falou que foi base em três mandatos, mas que nunca cuspiu no prato que comeu, que se não falou na época porque falar agora desses prefeitos. Lamentou o ramal Fontenele de Castro está na situação que está e a administração gastando recurso para fazer uma pista de motocross no bairro do Aeroporto, causando transtornos para os moradores, com muita poeira, barulho, e as pessoas procuram os vereadores para reclamar o que lhes é de direito. Finalizou afirmando mais uma vez que, durante muito tempo foi base dos prefeitos que passaram, mas que sempre teve postura, e que cada um é livre para escolher o lado que quer ficar, que recebeu propostas mas fez sua escolha, é oposição e tem lado, mas que nunca teve o comportamento de depois de estar do lado de alguém denegrir a imagem da pessoa.


O Vereador Messias Lopes (PT) agradeceu a Deus por mais um dia de trabalho e cumprimentou a todos os presentes. Em seguida falou a respeito do seletivo que foi realizado há dois meses pela prefeitura e as pessoas que fizeram e foram aprovadas, até o momento não foram chamadas, que estará entrando com uma ação no Ministério Público, e sugere que todos os interessados também entrem para que a prefeitura possa dar uma resposta, pois a prefeitura arrecadou muito dinheiro com as inscrições e até agora não deu uma resposta as pessoas que estão legalizadas para trabalhar e nada e que isso é muito vergonhoso para o município. Disse que recebeu denúncias que outras pessoas que não fizeram o concurso estão trabalhando e enquanto isso quem tem realmente direito não foi chamado ainda, que é necessário que a veracidade desses fatos sejam verificadas e que atitudes sejam tomadas. Informou que esteve no Tribunal da Justiça para falar sobre o projeto Cidadão, e que está apresentando um Projeto de Lei, a pedido do próprio Tribunal de Justiça que estará implantando em todos os municípios do Acre, que será o projeto nº 06 de 26 de maio de 2022, onde fica instituído no âmbito do município de Epitaciolândia-Acre o Programa de prevenção de combate a violência doméstica e intrafamiliar que trata sobre a reflexão, conscientização e responsabilização dos autores de violência e grupos reflexivos de homens nos casos de violência doméstica contra as mulheres, um projeto de grande importância sobre as questões de orientações aos homens sobre a violência contra as mulheres e vice-versa. Finaliza dizendo que as mulheres devem ser respeitadas pois foram criadas para andarem lado a lado dos homens. Que o projeto tem a importância de retirar essa imagem do machismo e que os homens possam valorizar as mulheres e garantir seus direitos.





Comments


Poder Legislativo.png

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO (SIC) E OUVIDORIA

Câmara Municipal de Epitaciolândia

CNPJ 84.306.562/0001-58


📱 + 55 68 99959-3152 (Edileuza - Servidora Legislativa)

🏢 Avenida Santos Dumont, 1230, Centro, Epitaciolândia, AC, 69934-000

📅 Segunda a Sexta-Feira, 7:00 às 13:00

📧 epitaciolandia@epitaciolandia.ac.leg.br


Sessões todas as segundas-feiras às 19 horas.

População, compareça e participe! Queremos ouvir sua voz!

Ferramenta de Transparência construída com amor pela Decorp.

© 2009-2024. Todos os direitos reservados.

Logo Decorp v1.png
bottom of page